fuvest-ok

FUVEST 2018

27 de novembro de 2017 > Médio 0 comentário(s)

Neste domingo, dia 26, os candidatos realizaram a primeira fase da FUVEST, exame que seleciona alunos para a USP.

Cheia de textos, a prova exigiu muito domínio dos alunos sobre os conteúdos do Ensino Médio. Na primeira fase, os candidatos responderam às 90 questões sobre português, inglês, matemática, química, geografia, história, biologia e física.

Segundo nosso professor de matemática, Diego Munhoz, a FUVEST não se esforçou para fazer a prova de matemática contextualizada; ela seguiu a linha da Unicamp e da Unesp— cobrou do candidato o conteúdo com questões que exigiam somente a teoria para conseguir resolver. Outras, no entanto, já exigiam que o candidato soubesse álgebra e realizasse os cálculos. A FUVEST, como o esperado, cobrou probabilidade; análise combinatória; funções compostas e logaritmo; função trigonométrica; análise de gráfico; geometria plana com trigonometria e polinômios de uma forma bem genérica. No entanto, deixou de fora temas como geometria analítica; matrizes; determinantes; sistemas lineares; estatística e geometria espacial. O candidato que passar para a segunda fase, deve ficar esperto com isso. A prova estava bem elaborada, do mesmo nível da Unicamp e mais difícil que a da UNESP.

De acordo o nosso professor de inglês Lourival Marcelino, o vestibular de 2018 trouxe dois artigos tirados dos jornais “New York Times” e “The Economist” de nível intermediário-avançado. Para responder às perguntas, os estudantes tinham que realmente entender o texto e usar o raciocínio num nível elevado. Isso mostra um nível de exigência maior, provando que, cada vez mais, nossos alunos precisam dominar a Língua Inglesa.

Já nosso professor de Física A, Eder Martins, comentou que, embora a prova tenha cobrado uma boa rotina de estudos e ter abrangido bem os conteúdos, ela pode ser considerada mais fácil que dos anos anteriores. Foram questões fáceis e médias, exceto duas questões que podem ser consideradas mais difíceis, principalmente, por necessitar de relações entre conteúdos diferentes para resolver.