Aulas Extras

O FUTSAL fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.

Pode-se realmente dizer que no futsal o jogador precisa de habilidade de brasileiro. A quadra menor exige que o esportista realize dribles curtos e rápidos e tenha domínio da bola. Exige também passadas curtas que dependem de maior esforço muscular, enquanto as passadas longas, típicas do futebol de campo, precisam de mais resistência. Por isso o treinamento para jogadores de futebol e futsal não é o mesmo.

4ª feira

4º e 5º anos: 16h às 16h50min

1º ao 3º ano: 17h30min às 18h20min

Profº Massao

O XADREZ é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir esse triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por esse motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com o intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

O JOGO DE DAMAS, por ser um esporte essencialmente mental, concorre diretamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de certas faculdades que durante a partida são chamadas a agir. São elas;

Concentração: a habilidade de procurar mentalmente, com rapidez e segurança, um plano que se ajuste à questão.

Memória: constantemente é obrigada a agir, pela procura de semelhanças com partidas ou posições conhecidas.

Visualidade: faculdade de formar uma imagem mental diferente da que está vendo realmente; isso se desenvolve durante análises profundas e possibilita jogar às cegas.

Precisão: a exatidão e a segurança são fundamentais no Jogo de Damas; não sendo um jogo de sorte, só a habilidade prevalece.

Imaginação: é a idealização de planos, combinações, ciladas, etc.

3ª feira

1º ao 5º ano: 16h10min às 17h

Profº Lucas

Os alunos perdem a timidez, ampliam os horizontes culturais e trabalham bem em grupo quando a arte cênica faz parte do currículo.

10 motivos para se fazer teatro:

1- aumenta a autoestima;
2- melhora a timidez;
3- aprimora a habilidade de relacionar-se com os outros;
4- faz com que a criança se conheça melhor;
5- desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora;
6- ensina a trabalhar em grupo;
7- desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio;
8- expande o repertório cultural;
9- melhora o desempenho escolar;
10- propicia o fazer poético.

2ª feira

1º ao 5º ano: 16h10min às 17h

1º ao 3º ano: 17h30min às 18h20min

Profª Melissa

Toda criança gosta de desenhar, rabiscar, brincar de massinha, misturar tintas e fazer boneco de argila. Na chamada primeira infância, até ali pelos sete anos, somos todos meio artistas, exercitamos a criatividade com mais liberdade e naturalidade. Mas isso tem ficado pra trás cada vez mais cedo. Paramos na casinha com a árvore e viramos analfabetos nas habilidades artísticas.

2ª feira

1º ao 5º ano: 15h10min às 16h

Profª Cida


O TÊNIS DE MESA é uma modalidade esportiva que traz inúmeros benefícios aos seus praticantes. É considerado um dos esportes mais completos por desenvolver fortemente a capacidade física e mental dos seus atletas.

Também possui um aspecto social relevante, porque, apesar de ser um esporte individual, o trabalho coletivo durante os treinos e competições é essencial à evolução do atleta. O tênis de mesa também é muito importante na formação do indivíduo perante a sociedade, pois possui em sua essência aspectos de disciplina, respeito, colaboração, companheirismo e principalmente ética, essenciais ao desenvolvimento das crianças e dos jovens.

Benefícios físicos

– Coordenação motora
– Força
– Resistência
– Velocidade
– Queima calórica
– Esporte com poucos traumas

Benefícios mentais

– Capacidade de concentração
– Velocidade de raciocínio
– Reflexo apurado
– Controle emocional
– Exercício para os nervos do cérebro ( Cientificamente comprovado )

5ª feira

1º ao 5º ano: 15h10min às 16h

Profª Daniela


Crianças que crescem ouvindo, cantando e “dançando” ao som das batidas de alguma música estão desfrutando do que os cientistas chamam de “riqueza sensorial”, uma vez que a criança está exposta a uma vasta variedade de gostos, cheiros, texturas, cores e sons. A criança que desfruta de um ambiente tão rico e variado está absorvendo mais do que apenas diversão; está desenvolvendo seu lado intelectual, uma personalidade diferente, mais rica e mais ampla.

O VIOLÃO é um instrumento muito usado; pode-se tocar com ele qualquer tipo de música e é provavelmente o instrumento mais eclético.

4ª feira

1º ao 5º ano: 15h10min às 16h

Profª Lilian


Praticar a CAPOEIRA contribui para:

Resistência : é preciso manter o pique durante toda a luta.
Agilidade : os movimentos mudam de direção e sentido a toda hora.
Flexibilidade : na capoeira dominam os gestos amplos.
Velocidade : para surpreender o adversário sempre que possível.
Equilíbrio : é preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas.
Coordenação : é preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.
Ritmo : os movimentos do corpo acompanham a música.

Mas não é só o corpo que leva vantagens. O lado emocional também ganha muito com a capoeira, principalmente porque ela ajuda a liberar a agressividade, ainda que o esporte não estimule a violência. Além disso, é um meio excepcional de desenvolver a criatividade e o autocontrole.

Você ganha também:
Atenção : é preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda.
Persistência : os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas.
Coragem : aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos.
Astúcia : você cria situações inesperadas para o adversário.

6ª feira

1º ao 5º ano: 16h às 17h20min

Profª Rene

 

 

Uma lição de casa bem orientada pode ter três funções diferentes:

1- Retomar a matéria dada em sala de aula.
2- Ampliar os conteúdos apresentados.

3- Preparar para os conteúdos futuros.

Com essa preocupação, o colégio oferece para pais e alunos a hora da tarefa na escola.
2ª a 6ª feira

1º e 2º ano: 13h30min às 14h50min

Monitora Enoeli

3º ao 5º ano: 13h30 às 14h50min

Monitora Messila


O brincar é o principal modo de expressão da infância e é uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.

Devemos levar em conta o brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, sendo assim, uma peça importantíssima na sua formação.

2ª a 6ª feira

1º ao 5º ano: 15h às 17h

Monitora Messila

academia-2203