CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

A Academia de Comércio Horácio Berlinck foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1922, pelo Prof. José Nicolau Pirágine e pelo Prof. Gentil Ferreira. Este, todavia, retirou-se da escola logo no seu início.

Prosseguiu o Prof. Nicolau no afim de ministrar o ensino comercial e de contabilidade aos jovens jauenses. Como empreendedor, ele vislumbrou a possibilidade de formar contabilistas para trabalhar nos escritórios de café de Jahu e região, já que os grandes negociantes e fazendeiros da cidade não possuíam profissionais especializados no controle da contabilidade das empresas em número suficiente.

O nome “Horácio Berlinck” foi escolhido por ele para homenagear seu professor e diretor da Escola Álvares Penteado, um dos iniciadores dos cursos comerciais no Brasil.

Sob a direção do Prof. José Nicolau Pirágine, que dirigiu a Academia até 1958, a escola fundou, em 1925, o Curso Feminino de Contabilidade, grande novidade e avanço para a época.

Em 1928, o Prof. Nicolau Pirágine fundou a Escola de Instrução Militar nº 330, antecessora do atual Tiro de Guerra.

Em 1932, a escola experimenta pela primeira vez a educação de crianças. O Externato Horácio Berlinck é aberto, destinado a dar ensino de primeiro grau. Nesse mesmo ano, instituiu o Curso de Datilografia, o primeiro da cidade.

Em 1935, o foi instituído o Curso de Auxiliares do Comércio, para formar moças que pudessem contribuir para o bom andamento dos escritórios contábeis de Jahu.

Em 1937 amplia-se o ciclo de formação regular de jovens, quando é implantado o Ginásio Jauense Horácio Berlinck, com o complemento do ensino do primeiro grau e, em 1942, o Colégio Horácio Berlinck, curso de segundo grau, com desdobramento para a área das Ciências Humanas (o chamado Curso Clássico) e para a área das Ciências Exatas (o chamado Curso Científico).

Em 1944, instalou-se a Escola Normal Livre Horácio Berlinck, destinada a ministrar o Curso de Magistério; fundou também a pré-escola (naquele tempo chamada de Jardim de Infância).

Em 1950, o Prof. José Nicolau Pirágine, violinista, e sua esposa, Marietta Musitano Pirágine, pianista, fundam o Conservatório Jauense de Música, dando a Jahu a primeira escola nesta área, com aulas de piano, “ballet” e harmônica.

Já, sob a direção de seu filho, Adonis, a Academia instala, em 1972, o Curso Padrão Vestibulares, primeiro curso pré-vestibular de Jahu e região.

Na década de 90, a Academia se associa ao Sistema Interativo de Ensino durante 10 anos.

No ano de 2004, é implantado o segmento do Ensino Fundamental I.

Em 2007, o Colégio Academia constitui parceria com a Escola de Educação Infantil Girassol.

A partir de 2011, o Colégio Academia tem um novo parceiro como sistema de ensino: o SER, da Somos Educação .

O Colégio Academia possui ainda cursos de graduação em nível superior e pós-graduação a distância, em associação com o Grupo Educacional UNINTER de Curitiba, sendo seu Pólo de Apoio Presencial para Jahu e região. São 39 cursos de graduação (nas áreas de Bacharelado, Licenciatura e Superior de Tecnologia) e mais de 70 cursos de Pós-Graduação.

As faculdades do Grupo UNINTER foram eleitas, em outubro de 2009, em pesquisa da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância), com mais de 15 mil alunos de 59 instituições de ensino superior, como a 5ª melhor em qualidade de ensino e a PRIMEIRA, se consideradas aquelas instituições com mais de 10 mil alunos.