Colégio Academia

Muito além da educação

Colégio Academia oferece educação bilíngue com uma proposta inovadora, inteligente e inspiradora para todos os ciclos. Essa proposta está atrelada à tradição de ensino educacional na cidade e em acreditar que a resposta para o futuro está em uma educação com pilares na valorização humana.

o início de tudo

A Academia de Comércio Horácio Berlinck foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1922, pelos professores José Nicolau Pirágine e Gentil Ferreira. O objetivo na época era oferecer o melhor ensino e oportunidade aos jovens da cidade com cursos de formação técnica e em seguida, para todos os ciclos de aprendizado. Desde o jardim infância até o ginásio completo.

O nome “Horácio Berlinck” foi escolhido por ele para homenagear seu professor e diretor da Escola Álvares Penteado, um dos iniciadores dos cursos comerciais no Brasil. O colégio foi o pioneiro na cidade ao oferecer o Curso Feminino de Contabilidade, em 1925; a Escola de Instrução Militar, a antecessora do atual Tiro de Guerra; Curso de Datilografia; Curso de Magistério; e os cursos Clássico, com foco em Ciências Humanas, e o Curso Científico, com foco em Ciências Exatas.

De lá para cá, muitas mudanças aconteceram e foram fundamentais para transformar a vida de todos os alunos que passaram pelo Colégio.

Um espaço de descobertas

O ambiente de aprendizagem do Colégio Academia é um espaço que permite investigação, interação e descoberta do aluno. Isso transcende o espaço físico. Assim, a escola rompe barreiras para que qualquer espaço do mundo seja um ambiente de aprendizagem.

Como só há aprendizado se houver interesse, as aulas são voltadas para que os alunos dediquem a sua atenção total à descoberta do novo. Principalmente para que eles possam guardar o que é significativo. A criatividade, a emoção e a tecnologia são três pontos fundamentais nesse novo processo de aprendizagem.

Fundação da Academia de Comércio Horácio Berlinck
A Academia de Comércio Horácio Berlinck foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1922, pelos professores José Nicolau Pirágine e Gentil Ferreira. O objetivo na época era oferecer o melhor ensino e oportunidade aos jovens da cidade. O primeiro curso ministrado foi o Curso Técnico de Contabilidade. O nome “Horácio Berlinck” foi escolhido por ele para homenagear o seu professor e diretor da Escola Álvares Penteado, em São Paulo, um dos iniciadores dos cursos comerciais no país.
Diferença na cidade
Em 1925, o colégio foi o primeiro a fundar o Curso Feminino de Contabilidade, buscando empoderar mulheres. O professor Nicolau Pirágine, fundou em 1928, a Escola de Instrução Militar, que foi a antecessora do atual Tiro de Guerra.
Educação Infantil
A partir desse ano, a escola passa a oferecer educação infantil e nasce o Externato Horácio Berlinck, destinado ao de primeiro grau. No mesmo ano, a Academia passou também a incluir entre os seus cursos, o ensino de datilografia.
Ginásio Jauense Horácio Berlinck
O ciclo de formação regular dos jovens ficou completo do ensino de primeiro grau durante a implantação do Ginásio Jauense Horácio Berlinck.
Curso de Segundo Grau
Para garantir ainda mais o crescimento e qualidade dos jovens da cidade, foi implantado o curso de segundo grau. Assim, foram criados os cursos: Clássico, com foco em Ciências Humanas, e o Curso Científico, com foco em Ciências Exatas.
Formação do Colégio Academia
Para ministrar o Curso de Magistério, foi instalada a Escola Normal Livre Horácio Berlinck. Nesse mesmo ano surgiu também a pré-escola, o antigo jardim de infância.
Escola de Música
O Conservatório Jauense de Música surgiu em 1950, fundado pelo professor José Nicolau Pirágine, violinista e sua esposa Marietta Musitano Pirágine, pianista. O conservatório foi a primeira escola de Música de Jaú, com aulas de piano, Ballet e harmônica.
Direção
José Nicolau Pirágine deixa a direção da escola para seu filho Adonis.
Uma Escola de Gerações
Em 1988, João Francisco Pirágine assume a administração do Colégio e está à frente até os dias atuais.
Em 2004, surgiu o Ensino Fundamental I, com aulas até o 5º ano.
Parceria Ensino Infantil
Em 2007, o Colégio Academia constitui parceria com a Escola de Educação Infantil Girassol.
Parceria Unoi
A partir de 2016, o Colégio Academia iniciou sua parceria com UNOi, sistema de ensino com proposta inovadora, interativa e inteligente, utilizando recursos tecnológicos em todos os ciclos.
1922
1925 e 1928
1932
1937
1942
1944
1950
1958
1988

Você é nosso convidado a participar desta jornada de aprendizado!

Fechar Menu