O Colégio

SOMOS UMA ESCOLA INOVADORA, INTERATIVA, INSPIRADORA E INTELIGENTE.

Acreditamos que a resposta para o futuro está em uma educação com pilares na valorização humana, no conhecimento e na sustentabilidade.  

A História do Colégio Academia

1922

1922 – Fundação da Academia de Comércio Horácio Berlinck

Academia de Comércio Horácio Berlinck, foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1922, pelos professores José Nicolau Pirágine e Gentil Ferreira. Buscando sempre oferecer o melhor ensino e oportunidade aos jovens jauense, ministrou o Curso técnico de contabilidade o primeiro da cidade. O nome “Horácio Berlinck” foi escolhido por ele para homenagear seu professor e diretor da Escola Álvares Penteado, um dos iniciadores dos cursos comerciais no Brasil
1925

1925 e 1928 – Diferença na cidade

1925 – O Colégio foi o primeiro fundar o Curso Feminino de Contabilidade empoderando essa classe.

1928 – O Prof° Nicolau Pirágine fundou a Escola de Instrução Militar n°330, antecessora do atual Tiro de Guerra.

1932

1932 – Educação Infantil

A escola oferece pela primeira vez a educação infantil. Inicia o Externato Horácio Berlink, destinado ao ensino de primeiro grau. Neste mesmo ano, institui o Curso de Datilografia, o primeiro da cidade.

1935

Curso auxiliares do Comércio

O Curso de Auxiliares do Comércio, foi instituído para formar o público feminino que pudessem contribuir para o bom andamento dos escritórios contábeis de Jaú.
1937

Ginásio Jauense Horácio Berlinck

Amplia-se o ciclo de formação regular de jovens, quando é implantado o Ginásio Jauense Horácio Berlinck, com o complemento de ensino do primeiro grau.

1942

Curso de Segundo Grau

Em busca de crescimento e qualidade com o desdobramento para a área das Ciências Humanas (chamado Curso Clássico) e para área das Ciências Exatas (o chamado Curso Científico), surge o curso de segundo grau.

1944

Formação do Colégio Academia

Foi instalada a Escola Normal Livre Horácio Berlink, destinada a ministrar o Curso de Magistério. Nesse mesmo ano surgiu também a pré-escola (antigo jardim de infância).
1950

Escola de Música

O Prof. José Nicolau Pirágine, violinista e sua esposa Marietta Musitano Pirágine, pianista, fundam o Conservatório Jauense de Música, primeira escola de música de Jaú, com aulas de piano, Ballet e harmônica.

1988

Uma escola de gerações

Em 1988, João Francisco Pirágine assume a Administração do Colégio, na qual está à frente até os dias atuais.
2004

Ensino Fundamental I

No ano de 2004, é implantado o segmento do Ensino Fundamental I.
2007

Parceria Ensino Infantil

Em 2007, o Colégio Academia constitui parceria com a Escola de Educação Infantil Girassol.

2016

Parceria UNOi

A partir de 2016, o Colégio Academia iniciou sua parceria com UNOi, sistema de ensino com proposta inovadora, interativa e inteligente, utilizando recursos tecnológicos em todos os ciclos.