Projetos

Projeto Become

O projeto consiste em formar o aluno como cidadão global, integrando o ensino de um idioma norteado pelas necessidades das discussões e projetos conduzidos em sala de aula. Isso possibilita um processo de aprendizado mais natural. No Colégio Academia, o diferencial do Projeto Become é que, nesse contexto, o idioma é tratado como meio de acesso a temas que despertem o interesse dos alunos e sejam fundamentais para o seu desenvolvimento.

Cultura Maker

A cultura maker surgiu do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. É o salto do aprender a conhecer para o aprender a fazer, ou melhor, para o aprender fazendo. No Colégio Academia, os alunos possuem um laboratório Maker para testar todas as possibilidades na resolução dos problemas.

Turing - A lógica de programação

A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos entendem e colocam em prática a lógica de programação, que está por trás de quase toda a tecnologia existente hoje. Por meio de atividades e projetos atrelados a diferentes áreas profissionais, os alunos desenvolvem tanto o raciocínio quanto o pensamento lógico, que poderão ser aplicados a qualquer contexto, facilitando o planejamento e ajudando-os a encarar novos desafios.

Aprenda a Ser

Programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, em que alunos e professores, tornam-se protagonistas de um trabalho integral sobre a experiência emocional. Aprender a identificar emoções, sentimentos, ânimos, atitudes e valores em nós e nos outros, é uma peça fundamental para a promoção do bem-estar, do autocontrole, da sociabilidade e da inteligência emocional.

Aprenda a Pensar

A aprendizagem vai além do espaço da escola, ela é um processo que nos acompanha por toda a vida. No Aprender a Pensar, por meio da curiosidade, da motivação e rigor, os alunos descobrem como se tornarem pensadores e aprendizes eficazes. Isso permite o amadurecimento do pensamento, tornando-os mais inteligentes e éticos.

Projeto Integral

Desenvolver habilidades através de atividades culturais e esportivas, é a proposta do Colégio Academia para os alunos do Período Integral. Os alunos podem participar de aulas de violão, futsal, tênis de mesa, xadrez, damas, capoeira, dança, oficina artística, hora lúdica, hora da tarefa, teatro e culinária.

Projeto Laboratório

Nas aulas de laboratório, que fazem parte da grade curricular do 1º ao 9º ano, os alunos vivenciam situações que favorecem o aprendizado de maneira significativa. Ao sair do campo teórico e partir para o prático, são desenvolvidas competências de pensamento científico, crítico e criativo. Para esses momentos o colégio conta com laboratório de Física, Química e Biologia.

Projeto Primeiras Estórias

Com o propósito de formar um aluno-escritor, capaz de reconhecer diferentes tipos de texto e de escolher aquele que é apropriado a seus objetivos numa determinada situação, os alunos são transformados em autores, promovendo a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas produções literárias.

Projeto Olimpíadas

Incentivar os alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a aprofundarem sua aprendizagem em diversas áreas, relacionando-as com o mundo ao seu redor e capacitando-os para ingressar em atividades de iniciação científica e outras atividades tecnológicas é o objetivo do Projeto Olimpíadas. Para isso, o Colégio Academia promove aulas preparatórias para as olimpíadas de matemática (OBMEP, Canguru), de ciências (OBA), de tecnologia (Copa Turing) e história (Olimpíada Nacional de História do Brasil/Unicamp).

Aulas Extras

Os alunos do Fundamental II realizam, gratuitamente, no contraturno, aulas preparatórias de Olimpíadas de Astronomia, Matemática, História, Ciências; aulas de Espanhol, Monitoria de Matemática e Língua Portuguesa; Clube de Ciências e Aulas de Debate.

Projeto Aluno Monitor

Os alunos do 6º ao 9º ano que possuem afinidade com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática podem contribuir na aprendizagem daqueles que têm mais dificuldades. Dessa maneira, eles se disponibilizam para tirar dúvidas no contraturno escolar, desenvolvendo competências de empatia, cooperação e protagonismo.

Projeto Bullying

Partindo do princípio de que somos todos responsáveis pela mudança que queremos no mundo, no Colégio Academia os alunos participam do Projeto “Anti-bullying”, visando uma melhor convivência e harmonia entre todos e formando multiplicadores de princípios éticos e cidadãos.

Matrículas Abertas

Você é nosso convidado a participar desta jornada de aprendizado!

 

Fechar Menu