Ensino colaborativo

Os alunos são capazes de construir o conhecimento de forma conjunta, interagindo com professores e colegas. Todos temos uma experiência e aprendizado que vem da vivência em sociedade.

As crianças chegam na vida escolar com conhecimentos criados por eles mesmos, que aprendem e experimentam nas suas relações sociais. A escola oferece conhecimentos de outra natureza, construída ao longo da sua história científica. A origem da educação colaborativa, se dá pela união dessa estrutura fornecida pela escola e a forma de aprender de cada aluno.

O principal foco é fazer os alunos terem uma postura ativa e integrada na aprendizagem, e essa metodologia vem ganhando cada vez mais evidência na sociedade atual. Substituindo a postura passiva dos alunos, o ensino colaborativo proporciona que o aluno tenha maior protagonismo no processo de aprendizagem.

Contando com participação da escola, pais, professores e alunos atuando como parceiros na formação dos estudantes, o aprendizado vem de ajuda e discussões entre eles, que conseguem chegar a conclusões sozinhos, com orientação e apoio dos colegas.

Criando um ambiente para a aprendizagem de maneira interdisciplinar, os professores também colaboram entre si. Dessa forma, o conhecimento acaba sendo mais contextualizado com a vivência dos alunos, favorecendo o aprendizado e permitindo o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula.