Professor mediador, quem é de fato?

O professor mediador tem um papel de intermediário entre o conhecimento e o aluno, ou seja, ele orienta o aluno no processo de construção das suas próprias aprendizagens.

Para esse tipo de professor, ele não considera os estudantes como uma tábua rasa. Pelo contrário, entende que os alunos trazem muitas experiências e conhecimentos que, além de serem de extrema relevância, poderão ser incorporados ao desenvolvimento dos conteúdos escolares.

Ele também incentiva os estudantes para que possam desenvolver, gradualmente, uma atitude de autonomia, adquirindo um senso de responsabilidade própria, ou seja, realizam as tarefas por entenderem que é importante cumprir os acordos estabelecidos e não por medo de serem reprimidos por um professor autoritário.

Na aprendizagem, mediar é ouvir o que o estudante tem a dizer, é estar aberto a aprender pouco a pouco e nos relacionar uns com os outros.

Mediação não é somente interação, é muito mais que isso!