Uso de metodologias ativas

Me contaram e eu esqueci.
Vi e entendi.
Fiz e aprendi
(Confúcio, pensador chinês, que viveu há 2.500 anos)

As metodologias ativas criam situações de aprendizagem onde os alunos possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos envolvidos nas atividades, desenvolvem capacidade crítica, refletem sobre as práticas, fornecem e recebem feedback, aprendem a interagir com colegas, professores, pais e exploram atitudes e valores pessoais na escola e no mundo.

Enquanto o método tradicional prioriza a transmissão de informações e tem foco no professor, no método ativo, os alunos ocupam o centro das ações educativas e o conhecimento é construído predominantemente de forma colaborativa.

Em todos os espaços físicos e digitais é possível ocorrer a aprendizagem, dentro e fora da escola, individual ou em grupo, em espaços formais ou informais, com diversos caminhos, roteiros, propostas, técnicas, aplicativos, que recriam a escola como comunidade viva de aprendizagem.

Ao contrário do método tradicional, que primeiro apresenta a teoria e dela parte, o método ativo busca a prática e dela parte para teoria, dando ênfase ao protagonismo.

Pesquisas atuais de neurociência comprovam que toda a aprendizagem é de alguma forma ativa, porque exige do aprendiz e do docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação.

A teoria sem a prática vira “verbalismo”,
Assim como a prática sem teoria, vira ativismo.
No entanto, quando se une a prática com a teoria
Tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade
(Paulo Freire)