O que é aprendizagem significativa?

Esse tipo de aprendizagem caracteriza-se pela interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos. Sendo que os conhecimentos prévios passam a ter novos significados e os novos, adquirem significado para o sujeito.

A aprendizagem, significa por Ausubel (1981), prioriza a assimilação e dá pouca atenção à aprendizagem, pois o que o aluno já sabe é fundamental, estabelecendo relações com o conhecimento novo apresentado.

Esse tipo de aprendizagem só ocorre quando o novo conteúdo, apresentando uma estrutura lógica, interage com conceitos relevantes e inclusivos, disponíveis na estrutura cognitiva.

Quando esses conceitos não existem na estrutura cognitiva do sujeito, as novas informações deverão ser aprendidas mecanicamente, não relacionando com as já existentes.

O ensino passa a ser encarado como um processo pessoal e interno, implicando na construção ativa do conhecimento e que progride de acordo com os interesses e capacidades de cada um.